Antonio Bokel

“O embate entre vida urbana e natureza é meu maior objeto de pesquisa. Desde 2014, o protagonismo da geometria surge por distorção, deslocamento e desconstrução, sob o impacto do improviso popular, da arquitetura precária e brutalista."

“O embate entre vida urbana e natureza é meu maior objeto de pesquisa. Desde 2014, o protagonismo da geometria surge por distorção, deslocamento e desconstrução, sob o impacto do improviso popular, da arquitetura precária e brutalista. A série Deslocamentos busca o ‘desalinhamento harmônico’ – a geometria acha seu encaixe e equilíbrio por vias improváveis. Meu olhar, hoje mais escultórico e minimalista, toma a moldura como parte da desconstrução do quadro.”

Antonio Bokel
Biografia
Biografia

Nascido em 1978, no Rio de Janeiro, Antonio Bokel formou-se em design gráfico pela Univercidade em 2004. Realizou a sua primeira exposição individual em 2003, na Ken’s Gallery, em Florença, Itália, onde residiu e fez cursos de fotografia e história da arte. No Rio de Janeiro, teve aulas de modelo vivo com Bandeira de Mello e fez cursos de pintura com João Magalhães e Luiz Ernesto, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Ao longo das duas últimas décadas, tem apresentado seu trabalho no Brasil e no exterior.

Antonio Bokel revela um constante cruzamento entre a arte e o tecido da vida urbana, como partes constitutivas do seu universo simbólico. Recorre a essa experiência da cidade como sequências existenciais – ali constrói o seu espaço referencial, ali parece inventar um território, ali pretende constituir uma extensão estética e espacial em uma dimensão mais ampla.

Nessa zona de interseção, está presente uma capacidade de improvisação poética a partir da assimilação dos mais variados materiais e suportes, tais como objetos enigmáticos, utensílios urbanos, inserção de letras, jogos de palavras ou fragmentos literários, que transitam nas pinturas murais, nas superfícies das telas, nas fotografias, nas esculturas ou nas instalações espaciais. Mas é na sua pintura que encontramos os acordes do seu campo de ação, indicativos de uma força integradora de suas inquietudes estéticas, ao equilibrar cores, formas e volumes em um mosaico de pinceladas rítmicas que trazem à tona as assimetrias do mundo.

Antonio Bokel
Trabalhos selecionados