Gabriela Noujaim

“Meu trabalho explora a defesa do patrimônio socioambiental indígena, a proteção do corpo feminino e as estruturas sociopolíticas da sociedade brasileira.”

“Meu trabalho explora a defesa do patrimônio socioambiental indígena, a proteção do corpo feminino e as estruturas sociopolíticas da sociedade brasileira. Formada em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ em 2007, estruturei a minha abordagem poética a partir do meu interesse por imagens técnicas criadas a partir de vídeos, fotografias e, inicialmente, da gravura, bem como pela ideia de fixação de uma imagem no tempo.

Vivendo e trabalhando entre Brasil e Portugal, tenho como foco a criação de livros de artista inspirados em pesquisas e reflexões sobre a mulher, que me estimulam a criar meus próprios livros de artista, aguçando minha criatividade para pensar o corpo do livro num campo expandido”.

Gabriela Noujaim
Biografia
Biografia

Gabriela Noujaim nasceu no Rio de Janeiro em 1983. Aos 12 anos, já estava matriculada na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage. Graduou-se em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ em 2007 e atualmente é mestranda na UFF, cursando “Corpo-Cena: Crítica da Representação”, a artista estruturou sua poética a partir do interesse pelas imagens técnicas criadas a partir de vídeos, fotografias e, inicialmente, da gravura, bem como pela idéia de fixação da imagem no tempo.

Em 2023, participou na exposição “Zonas de Transição”, com curadoria de João Silvério, e as suas obras integram a coleção PLMJ em Lisboa, bem como a coleção da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, Portugal. Em 2022, participou na exposição colectiva “Mascaras na Pele”, comissariada por João Silvério, na Galeria MOVART em Lisboa, e na exposição colectiva “Poder da Terra”, na Galeria de Arte Contemporânea Montoro12, em Bruxelas, Bélgica. Em 2021, realizou uma exposição individual no Museu Nacional da República, Brasília – Distrito Federal. Em 2020, foi afiliada à ARTFEM – 2ª Bienal Internacional de Mulheres Artistas em Macau, China, e participou da exposição e residência artística Capacete, no Rio de Janeiro. Em 2019, participou da exposição individual “Maracá” na Galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea, Rio de Janeiro. Recebeu menção honrosa no festival de videoarte “Lumen EX” (Badajoz, Espanha), foi finalista do Festival 3M Canções de Amor do Instituto Tomie Ohtake (2014), recebeu o prêmio aquisição no 39º Salão de Arte Contemporânea de Santo André (SP 2011), e foi indicada ao Prêmio PIPA (2012).

Gabriela Noujaim
Trabalhos selecionados