Alain Richard

"O meu trabalho como fotógrafo de paisagens é uma celebração da vastidão da natureza. Combinando um apurado sentido de pormenor com uma sensibilidade minimalista, procuro captar a essência da beleza do mundo natural. Desprovidas de presença humana e de narração, as minhas imagens convidam o espetador a contemplar todos os pormenores que normalmente escapam à nossa perceção."

“O meu trabalho como fotógrafo de paisagens é uma celebração da vastidão da natureza. Combinando um apurado sentido de pormenor com uma sensibilidade minimalista, procuro captar a essência da beleza do mundo natural. Desprovidas de presença humana e de narração, as minhas imagens convidam o espetador a contemplar todos os pormenores que normalmente escapam à nossa perceção.

Surpreende-me frequentemente a forma como as pessoas tomam consciência da sua capacidade de observar pormenores em que não tinham reparado antes, revelando uma realidade de que não suspeitavam. Esta tomada de consciência pode depois levar à sua desorientação ao situarem-se fisicamente nas minhas imagens. É, de certa forma, uma dualidade entre realismo e abstração, um convite a tomar consciência da beleza do mundo que nos rodeia e a reinterpretar o nosso lugar nele”.

Alain Richard
Biografia
Biografia

Alain Richard é um fotógrafo belga, nascido em 1968. Depois de se ter licenciado em Fotografia em 1991, mudou-se para Paris para aprofundar os seus conhecimentos, trabalhando como assistente de fotógrafo de moda. Rapidamente começa a colaborar com figuras de renome como Jean Baptiste Mondino, Satoshi Saikusa, Mario Testino, entre muitos outros.

Em 1997, assegura a sua primeira campanha mundial, marcando o início da sua carreira como fotógrafo de moda e realizador de filmes.  Em 2000, fundou o Studio 202, que rapidamente se tornou um estúdio icónico na Bélgica. Ao longo dos seus anos na fotografia de moda, teve a sorte de ver o seu trabalho apresentado em revistas de renome como a Vogue USA, Vogue France, W, DS Magazine, ELLE, entre outras. Em 2014, Alain decidiu fazer a transição do mundo da moda para perseguir os seus instintos artísticos, concentrando-se na fotografia de arte.  Começou a envolver-se com a paisagem natural como uma forma de autorreflexão, capturando vastas extensões de mar, céu e terra em fotografias de grande formato.

Alain colabora com organizações como a Leonardo DiCaprio Foundation e a Global Wildlife Foundation para contribuir para a proteção do nosso planeta. As suas fotografias foram expostas em todo o mundo, de Nova Iorque à Europa de Leste e à Ásia. Alain reside atualmente em Lisboa, viajando continuamente para explorar novas formas de captar a beleza da natureza e do universo.

Alain Richard
Trabalhos selecionados