Fernando de Ana

"Olha para um quadro. Olha para ti. Vê-te num quadro. Mesmo dentro dela. Tento fazer sobressair o poder da resina e da luz, para captar a atenção do espetador. Estamos a assistir a um jogo de sedução: sensual, lúdico. Um jogo em que, talvez, se fores suficientemente corajoso, aprenderás algo sobre ti que não viste antes."

“Olha para um quadro. Olha para ti. Vê-te num quadro. Mesmo dentro dela. Tento fazer sobressair o poder da resina e da luz, para captar a atenção do espetador. Estamos a assistir a um jogo de sedução: sensual, lúdico. Um jogo em que, talvez, se fores suficientemente corajoso, aprenderás algo sobre ti que não viste antes.

Só há dois actores nesta dança: você e a sua sombra. Os meus trabalhos oferecem-se como um canal para unir as partes mais leves da sua alma às mais obscuras. Um catalisador. Uma viagem onde há reflexos, transparências, intensidades diferentes, névoas, riscos e limites geométricos. Distorções também, pois não se trata do que existe, mas do significado que lhe damos”.

Fernando de Ana
Biografia
Biografia

Fernando de Ana (Espanha, 1978) é conhecido pelas suas criações geométricas abstractas, realizadas com a complexa técnica da resina e complementadas com elementos de néon e iridescência. O seu trabalho pode ser melhor descrito como uma sobreposição entre pintura, escultura e colagem, e os materiais seleccionados são a base do seu trabalho. Segue práticas minimalistas e organiza cuidadosamente as características sobrepostas do seu trabalho para evocar temas de interação, criando um diálogo entre o espetador e a obra, e o espetador e o seu ambiente.

Apesar de ser licenciado em Belas Artes e de se ter dedicado inicialmente ao design gráfico nos Países Baixos, decidiu recentemente regressar a Espanha para se dedicar à sua carreira artística. Desde então, tem captado a atenção de numerosos coleccionadores, galerias internacionais e meios de comunicação social, solidificando o seu lugar no mundo da arte contemporânea. Consequentemente, expôs em galerias de prestígio em Nova Iorque, Miami e Los Angeles, e participou em feiras de arte de renome como a Tokyo Gendai, Art Taipei e Westbound em Xangai.

O seu trabalho está também presente em várias colecções privadas de renome, incluindo, mas não se limitando a: Louis Vuitton, Banco Central Hispânico Santander, Casino de Madrid, Coleção Colonial, Coleção Hines e Coleção Watson, Farley e Williams.

Fernando de Ana
Trabalhos selecionados